8 dicas para um atendimento online eficiente

  • maio 18, 2021

Ter um bom relacionamento com o público da sua marca pode ser um diferencial relevante no mercado: por meio de um atendimento online eficiente, é possível agregar mais valor aos serviços da sua empresa e alavancar as vendas.

A sua empresa tem conseguido captar e fidelizar clientes? Esse questionamento é um ótimo primeiro passo para identificar quais processos devem ser transformados, a fim de conquistar relacionamentos mais duradouros com o seu público. 

Em períodos de crise, é ainda mais importante ter presença na Internet e oferecer um atendimento online eficiente para alcançar mais consumidores e garantir experiências de compra mais satisfatórias. 

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI), o distanciamento social, devido à pandemia de Covid-19, fez com que a busca por e-commerces aumentou bastante: 46% das pessoas compraram mais online, e 7% fizeram compras pela internet pela primeira vez, no Brasil.

Neste artigo, você vai descobrir as principais 8 dicas para realizar um atendimento online eficiente para aproveitar ótimas oportunidades de fechar bons negócios e se destacar mais no mercado. Boa leitura!

Por que é importante realizar um atendimento online eficiente aos clientes?

Prezar pela qualidade do atendimento ao cliente é um dos segredos de sucesso das empresas que alcançam suas metas e fidelizam mais o seu público. Atender aos clientes da melhor forma pode proporcionar diversos benefícios ao seu negócio, entre eles:

  • melhorias no relacionamento com o público;
  • atração e fidelização de clientes;
  • diferenciais relevantes no mercado;
  • geração de competitividade;
  • comunicação mais eficaz;
  • redução de possíveis crises;
  • aumento de vendas e rentabilidade.

Reunimos, a seguir, as melhores dicas para você que deseja obter essas vantagens e levar a sua empresa a um nível mais elevado de eficácia e qualidade. Siga conosco!

1.Capacite a sua equipe

O primeiro passo é alinhar a cultura organizacional e os objetivos a serem alcançados com a sua equipe, oferecendo treinamentos e capacitações regularmente, a fim de aprimorar as habilidades dos colaboradores, integrar o time e gerar mais confiança para os clientes.

Ao impulsionar o conhecimento dos profissionais e melhorar a comunicação interna, é mais fácil agregar valor aos seus serviços ou produtos e conquistar o público com diferenciais relevantes.

2.Tenha agilidade e proatividade ao atender o público

Além de ser necessário dar respostas e oferecer soluções o quanto antes, é essencial entender o que as pessoas precisam para que elas se sintam ouvidas e respeitadas.

É válido lembrar que esse comportamento deve ocorrer não apenas no momento que antecede o interesse em adquirir o que a sua empresa oferece, mas também no período de pós-venda.

3.Entenda quem são os seus clientes

Outro ponto crucial para realizar um atendimento online eficiente é entender quem são os consumidores da sua marca: quais são as suas necessidades e preferências? Definir personas é uma estratégia bastante recomendada, pois ajuda a conhecer os clientes ideais da sua empresa.

Ao identificar as suas dores e os seus desejos, você e sua equipe podem garantir insights valiosos e oferecer as melhores soluções para os clientes de cada fase da jornada de compra.

4.Demonstre disponibilidade e empatia

Por mais que a internet agilize muitos processos, é preciso respeitar o tempo do cliente e mostrar disponibilidade para ajudá-lo sempre que for preciso. Ter uma comunicação transparente e empática é uma dica essencial para ouvir o cliente e explicar tudo da melhor forma possível.

5.Humanize o contato com os clientes

Você já desistiu de investir em algo ao receber um contato automático e padronizado? Por mais que as pessoas desejem receber respostas ágeis e eficazes, elas gostam de receber atenção e respeito, então vale evitar as temidas mensagens prontas.

Quando o cliente sente que está conversando com uma empresa de forma mais próxima, humanizada e empática, as avaliações tendem a ser mais positivas e o engajamento geralmente pode aumentar a longo prazo.

6.Crie um FAQ para a sua empresa

Já pensou em ter um FAQ (Frequently Asked Questions ou Perguntas Feitas Frequentemente) para melhorar a experiência de atendimento ao cliente e otimizar os processos da sua equipe?

Para criar esse documento e atualizá-lo frequentemente é importante identificar quais são as dúvidas que mais se repetem durante o contato com os consumidores, a fim de definir as melhores respostas para gerar mais confiança, rapidez e praticidade.

7.Conheça mais do que apenas as particularidades dos produtos ou serviços

Com o objetivo de fazer um atendimento online eficiente e ter a capacidade de encantar os clientes, gerando mais competitividade no segmento em que atua, é necessário ir além das características principais do que a sua empresa oferece: o que os seus produtos ou serviços podem solucionar?

É extremamente válido saber quais são os benefícios que os clientes podem adquirir após efetuar compras com a sua marca. Para isso, é preciso ter um conhecimento aprofundado tanto sobre os produtos ou serviços quanto os seus clientes, e os valores e as metas da sua empresa.

8.Ofereça uma diversidade maior de canais de vendas e comunicação

Além de estar presente nas redes sociais em que os seus clientes também estão, a sua empresa deve investir em outros canais, como e-mail marketing e site, para ampliar as possibilidades de comunicação com as pessoas.

Ter um sistema de gestão é ótimo para auxiliar nos processos de contato com o cliente, reunindo informações e dados valiosos e aumentando a facilidade de fazer os próximos planejamentos com mais acertos nos resultados. Ao contar com um software de automação, o seu negócio garante diversas vantagens, como:

  • comunicação integrada;
  • mais facilidade em conversar com os clientes;
  • geração de relatórios com insights;
  • armazenamento dos perfis dos consumidores;
  • aumento de leads qualificados.

Desenvolver as competências do seu time para aprimorar o relacionamento com os consumidores, por meio de um sistema de gestão, pode promover mudanças positivas em todos os setores da organização.

Como falamos anteriormente, uma das melhores formas de alavancar seus resultados e suas vendas, além de aprimorar a imagem da sua marca, é realizando um atendimento online eficiente aos clientes. Gostou das nossas dicas para se aproximar do seu público e garantir mais sucesso mesmo em tempos de crise?

Conta nos comentários quais são as dicas que você já segue com a sua equipe!

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