Para empreender com negociações B2B ou B2C, vale buscar técnicas mais práticas e eficazes: conheça as principais técnicas de vendas e garanta um desempenho de alta performance.
Vender mais é um dos maiores objetivos e principais desafios de boa parte dos empreendedores. Afinal, como contar com um aumento de vendas em um mercado que está em constante mudança?
A pandemia de COVID-19 gerou diversas transformações na sociedade, nos hábitos de consumo e comunicação, impulsionando o uso da tecnologia no dia a dia e impactando o setor do comércio, o que alterou a forma de atuação em vendas de muitas empresas ao redor do mundo.
Para ter mais sucesso com os negócios, é preciso seguir algumas práticas e efetuar técnicas que fazem toda a diferença no desempenho comercial. Pensando nisso, reunimos as principais técnicas de vendas para ajudar você a alavancar os resultados da sua empresa. Siga conosco e confira!
O que mais mudou no setor de vendas?
Enquanto há alguns anos era preciso fazer constantes deslocamentos para alcançar os clientes, hoje a tecnologia tem alterado diversos métodos e, por isso, é muito importante fortalecer a presença digital para ganhar mais visibilidade e reconhecimento no mercado: 90% das pessoas buscam mais informações no Google antes de fechar negócio.
De acordo com a pesquisa da ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento do mercado digital foi impulsionado de forma mais rápida, o que fez com que o setor de e-commerce nacional faturasse cerca de 56% a mais nos primeiros meses de 2020 do que no mesmo período no ano anterior.
A pandemia do novo coronavírus e a crise econômica ocasionou diversos desdobramentos, como o aumento expressivo de compras online devido às medidas de distanciamento social na quarentena: a média de crescimento foi mais de 48% no segundo trimestre de 2020.
Por que utilizar técnicas de vendas?
Alguns empreendedores, que já conhecem o seu público e já utilizam ferramentas tecnológicas, podem se questionar sobre a importância de utilizar técnicas de vendas: se os resultados já alcançam os objetivos almejados, será que é preciso mudar a metodologia no setor comercial de sua empresa?
Ao entender que os consumidores passam por mudanças frequentes em seus hábitos e suas preferências, é possível perceber os motivos de inovar os processos de vendas da sua organização para aumentar as oportunidades, alcançar mais clientes e gerar competitividade no mercado.
Quais técnicas de vendas você pode utilizar?
Atualmente há diversos tipos de técnicas de vendas que podem ser utilizadas no dia a dia de sua empresa, então é importante conhecê-las para entender as especificidades de cada uma e descobrir quais se encaixam mais nas estratégias e nos objetivos do seu negócio. Confira algumas das principais técnicas a seguir.
Crie o senso de urgência nas vendas
Você já sentiu vontade de consumir algum produto ou serviço que era edição limitada ou estava nas últimas unidades? A abordagem de criação do senso de urgência é algo que causa uma sensação de que se a pessoa não consumir aquele serviço ou produto agora, talvez não possa mais ter outra oportunidade no futuro.
Essa técnica também é muito utilizada nos momentos de divulgar promoções ou descontos imperdíveis, além de datas comemorativas com ações especiais, pelas empresas.
Ofereça condições especiais por um tempo determinado
Provavelmente você já preferiu comprar ingressos para um evento logo no início de sua divulgação para garantir a sua vaga e economizar mais, não é? Isso porque os primeiros lotes costumam ser mais acessíveis, visto que os preços tendem a aumentar à medida que mais ingressos são comprados.
A sua empresa também pode utilizar essa técnica de oferecer condições especiais, com descontos atrativos ou brindes especiais, para os clientes que consumirem os serviços ou produtos oferecidos dentro de um prazo estabelecido.
Integre seus canais de comunicação e vendas
Um dos segredos das grandes empresas conseguirem vender mais, mesmo em tempos de crise, é oferecer uma maior diversidade e integração em seus canais: as pessoas conseguem ter experiências de compra satisfatórias em diferentes meios e com mais praticidade.
Além de demonstrar disponibilidade para atender o seu público, a integração de canais facilita o contato e as vendas, gerando mais segurança e credibilidade para os clientes.
Invista em marketing de conteúdo
Oferecer conteúdos ricos para os consumidores não é apenas uma forma de se aproximar deles, oferecendo informações e dicas relevantes, mas uma ótima escolha para quem deseja construir autoridade, captar leads e qualificá-los com mais eficácia.
Para isso, você pode investir em blog, e-books, formulários, infográficos e e-mail marketing para fluxo de nutrição, por exemplo.
Entenda as necessidades e preferências de seus clientes
É fundamental ter uma comunicação transparente tanto no meio virtual quanto presencial para entender o que o seu cliente tem a dizer, quais são as suas dores e os seus desejos, a fim de oferecer as soluções ideais.
Além de melhorar a comunicação, conhecer o seu público de forma mais aprofundada pode garantir melhorias na atração e fidelização de clientes, nos processos de vendas da sua equipe e nas estratégias utilizadas ao longo dos planejamentos comerciais da sua empresa.
Trabalhe com upsell e cross sell
O upsell é uma técnica que oferece um upgrade para o produto ou serviço comprado, e o cross sell se refere ao ato de sugerir uma opção complementar à determinada aquisição, como mais funções para o produto.
Ao trabalhar com essas técnicas, as chances de aumentar o ticket médio da sua empresa podem ganhar mais destaque a longo prazo.
Como ter mais sucesso com as suas técnicas de vendas?
Após identificar quais técnicas você já utiliza e quais são as que podem melhorar os resultados do seu negócio, vale entender como alavancar as suas vendas com elas. Por isso, reunimos algumas dicas que podem contribuir nesse processo:
- invista em treinamentos para a sua equipe comercial;
- integre os setores de sua empresa e fortaleça a cultura organizacional;
- mostre disponibilidade para receber feedbacks dos clientes;
- utilize um sistema de gestão para otimizar as atividades;
- faça pesquisas de satisfação com o seu público;
- entenda quais são as dores e preferências dos consumidores;
- analise o cenário atual da sua empresa e do segmento em que atua;
- realize planejamentos antecipados para aproveitar oportunidades.
Colocar essas dicas em práticas para aprimorar as técnicas de vendas utilizadas pela sua empresa é algo que pode gerar um impacto extremamente positivo na performance do seu time comercial.
Confira como reduzir custos e ter uma gestão financeira mais eficiente em sua organização. Até mais!