A definição de Inteligência Artificial (IA) surgiu nos anos 50, mas começou a ter avanços mais relevantes nos anos 2000. Com o uso da IA, diversas empresas podem gerar mais competitividade, otimizar os processos e alavancar os resultados.
Hoje é possível receber informações e dados de diversos lugares a qualquer instante: os avanços inovadores da inteligência artificial (IA) desenvolveram os processos da empresa, tornando as atividades mais práticas e as tomadas de decisões mais assertivas.
IA é uma disciplina da engenharia da computação e vai além da robotização que víamos nos filmes futurísticos. Atualmente o conceito já faz parte da realidade das nossas vidas pessoais e, principalmente, do mundo dos negócios.
Nas organizações, a inteligência artificial é utilizada com o objetivo de alavancar os resultados das tarefas e ajudar as equipes a trabalhar com mais produtividade e eficácia.
Prossiga na leitura deste artigo para descobrir as 7 utilidades da inteligência artificial para a sua empresa. Acompanhe conosco!
O que é inteligência artificial (IA)?
Apesar de o termo ter nascido há um tempo, nos anos 50, hoje a IA tem um impacto maior na vida das pessoas e pode ser reconhecida como a “ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”.
Diferentemente das previsões de futuro da família Jetson, a IA não se refere à interação de robôs com pessoas, mas ao uso de ferramentas que simulam o pensamento humano para resolver problemas e facilitar o dia a dia.
Por meio das evoluções tecnológicas, atualmente é possível contar com sistemas programáveis e softwares de automação para processar informações com mais agilidade, o que permite a análise de dados para fazer planejamentos mais estratégicos e bem-sucedidos.
Ao utilizar ferramentas de IA, os gestores podem aprender com o que foi feito nos processos anteriores, a fim de desenvolver soluções mais viáveis, economizando tempo e finanças a longo prazo.
Quais são os benefícios da inteligência artificial para as empresas?
Além de ajudar diversas pessoas em suas rotinas, a IA também é extremamente útil no cotidiano das empresas ao redor do mundo, podendo melhorar os processos de vários segmentos. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios da inteligência artificial no mundo dos negócios:
- redução de falhas e prejuízos;
- pesquisas mais aprofundadas e práticas;
- organização e armazenamento de informações importantes;
- aumento da segurança digital;
- mais produtividade;
- captação e fidelização de consumidores;
- facilidade para alcançar as metas;
- análise de dados;
- melhorias na comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores;
- integração do time.
Por que investir em inteligência artificial em seu negócio?
Agora que você já sabe o significado do termo e os benefícios da IA, é hora de saber quais são as suas utilidades e, assim, descobrir o porquê de investir em ferramentas de inteligência artificial para impulsionar o desempenho da sua empresa. Siga conosco e confira as principais 7 utilidades da IA!
1.Proteção contra ameaças virtuais
A cibersegurança é um assunto cada vez mais falado entre gestores e empreendedores devido ao alto índice de ameaças digitais em organizações.
Para evitar a perda de dados ou diversos prejuízos na imagem da sua empresa, é importante contar com sistemas de IA para detectar problemas de invasão e prevenir crises antecipadamente.
2.Melhorias na comunicação interna
Para uma empresa manter um desenvolvimento sustentável, ter uma boa comunicação com os colaboradores é extremamente necessário.
A inteligência artificial pode contribuir não apenas para melhorar a integração do time, mas também para evitar a sobrecarga, otimizar o tempo de trabalho, reduzir possíveis falhas e dores de cabeça e aumentar a produtividade, aprimorando o clima organizacional, o alcance de objetivos e a divisão de tarefas.
3.Atendimentos personalizados
Um sistema de automação pode ajudar você a conhecer mais os clientes da sua empresa e aumentar as suas vendas, realizando atendimentos personalizados e mais eficazes.
Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível identificar preferências e necessidades, armazenar perfis de clientes, segmentar de acordo com a jornada de compra e se comunicar de forma mais próxima e estratégica.
4.Suporte mais efetivo aos consumidores
Provavelmente você já sabe o quão importante é, além de oferecer um atendimento personalizado aos clientes, mostrar disponibilidade em diversos canais para tirar as dúvidas e entrar em contato o quanto antes.
Ao utilizar sistemas de gestão, é possível se comunicar com os clientes de forma mais ágil por meio de “bate-papo” ou chatbots, ajudando os consumidores a encontrar as soluções ideais e armazenando dados relevantes.
5.Business Intelligence (BI)
Se você busca otimizar a tomada de decisões e desenvolver o crescimento da sua empresa, a inteligência artificial pode gerar melhorias ao BI: ao contar com ferramentas de IA, você pode gerenciar os dados da sua organização e acompanhar os processos para fazer transformações positivas.
6.Aumento de vendas
Com atendimentos personalizados, uma comunicação eficaz e um maior entendimento sobre o perfil do público da sua empresa, a inteligência artificial também pode ajudar a sua empresa a conquistar o tão almejado aumento de vendas.
Por meio dos dados coletados e do monitoramento de processos, as ferramentas de IA podem apresentar as estratégias mais viáveis para os futuros planejamentos do seu negócio.