O seu time de vendas pode ter resultados ainda melhores por meio da escolha das rotinas de gestão comercial ideais. Confira!
Fazer um bom planejamento de vendas é um constante desafio em que os líderes da área de vendas precisam estabelecer objetivos, monitorar processos e traçar os próximos passos a serem trabalhados durante cada ano. Como é a rotina de gestão comercial da sua empresa?
Definir a rotina do seu time de vendas pode gerar um retorno mais extraordinário, além de facilitar o alcance de metas a longo prazo. Prossiga na leitura deste artigo e saiba mais!
5 rotinas de gestão comercial para impulsionar o seu time de vendas
1.Previsão de vendas ou forecast de vendas
Essa primeira opção de rotina é a escolha ideal para quem precisa ter uma previsibilidade comercial maior ao longo do ano, ajudando a entender quantos negócios podem ser fechados de forma antecipada, e com base em dados, em um determinado período.
Além de fazer uma previsão de vendas, essa rotina também gera benefícios para o equilíbrio da saúde financeira do seu negócio. Para colocá-la em prática, é preciso:
- mapear as oportunidades de vendas em aberto;
- registrar todas as propostas enviadas e quais estão em andamento;
- analisar os números de taxa de conversão;
- conhecer o valor do ticket médio dos clientes da sua empresa.
2.Revisão de ligações e e-mails enviados
Ao rever as ligações realizadas e os e-mails enviados, é possível não apenas conferir o desempenho de cada vendedor e os resultados obtidos, mas também entender mais sobre o perfil do cliente. Entre os pontos que devem ser avaliados para aprimorar os próximos contatos por ligação ou e-mail, estão:
- a confiança do vendedor durante o processo de proposta e venda;
- a comunicação realizada e a conexão desenvolvida com os clientes em potencial;
- as respostas e o interesse do cliente;
- as informações transmitidas sobre os produtos ou serviços e a empresa em geral.
3.Feedbacks individuais
Um dos fatores que mais podem influenciar as melhorias no seu time comercial é a realização de feedbacks e reuniões entre líder e liderado. Além de ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador, os feedbacks devem fazer parte da rotina de gestão comercial para:
- falar sobre diversos assuntos, como o desempenho e desenvolvimento do colaborador;
- tratar sobre a evolução profissional;
- oferecer momentos de escuta ativa sobre as vivências e o clima da empresa;
- tirar dúvidas e fazer perguntas que um e-mail não poderia resolver;
- definir um dia para o feedback de cada colaborador quinzenal ou mensalmente.
4.Revisão de vendas perdidas
Quais foram os motivos das últimas vendas que não deram certo em sua empresa? É extremamente válido mapear as razões mais comuns, marcar reuniões com a sua equipe comercial e, assim, entender o que pode ser feito para obter mais respostas sobre as propostas, acompanhar os processos e evitar outras perdas.
Vale também fazer um alinhamento com o time de marketing para entender mais sobre o processo de atração de leads, a fim de encontrar soluções para as futuras oportunidades e os problemas levantados.
5.Uso da tecnologia e automação de vendas
Após o início da pandemia da Covid-19, o uso da tecnologia tem avançado cada vez mais na área de vendas no Brasil e ao redor do mundo. A digitalização e a automação de vendas são algumas ferramentas que, usadas da forma correta, podem facilitar a rotina do seu time de vendas, oferecendo um atendimento personalizado aos clientes e aumentando a produtividade da equipe e gestão.
Com o uso de um bom software de automação de vendas, a rotina de gestão comercial se torna ainda mais prática e eficaz, facilitando até o monitoramento dos processos e a análise de indicadores de resultados.
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