Ter um banco de dados de clientes é a solução perfeita para quem deseja melhorar a comunicação entre marca e público, além de elaborar estratégias mais eficazes. Confira!
Você conhece bem o público da sua empresa? Entender as preferências, necessidades, conquistas e experiências dos clientes pode ajudar você a analisar o histórico de compras e os próximos planejamentos de uma forma mais assertiva.
Neste artigo, você vai conferir como montar um banco de dados de clientes para o seu negócio, a fim de garantir diversos benefícios e gerenciar melhor as informações coletadas para alcançar os objetivos almejados. Boa leitura!
O que é um banco de dados de clientes?
Basicamente, um banco de dados de clientes (também chamado de Customer Database ou Customer Data Platform) é um conjunto de informações estruturadas sobre o perfil, os interesses, hábitos, necessidades e comportamentos dos consumidores de uma organização. Alguns dos dados que devem fazer parte do banco, são:
- nome, endereço, telefone, site, e-mail;
- idade, gênero, estado civil, renda;
- páginas visitadas, conteúdos baixados, formulários preenchidos;
- compras realizadas, preferências por tipos de produtos ou serviços, etapa da jornada de compra, média dos gastos mensais.
Essas são algumas das informações principais para negócios B2C, mas se a sua empresa é B2B, também vale adicionar alguns outros dados, como: área de atuação, faturamento, número de funcionários, entre outros.
Como ter um banco de dados de clientes em sua empresa?
Ao reunir os dados que falamos há pouco, você passa a conhecer melhor os seus clientes, garantindo mais eficácia nos planejamentos e estratégias de atendimento, marketing e vendas da sua empresa. Para reunir essas informações e, assim, montar um banco de dados seguro e eficaz, vale seguir alguns passos. Confira, a seguir, os principais deles:
- entenda a importância de utilizar um banco de dados de clientes como ferramenta estratégica para os diversos setores do seu negócio;
- defina a coleta de dados de clientes como uma parte do planejamento empresarial da sua marca;
- estabeleça os objetivos a serem conquistados com o banco de dados, como melhorar a imagem da sua marca ou se aproximar mais dos clientes, por exemplo;
- analise quais informações devem ser coletadas e como deve ser feito o gerenciamento dessa base;
- escolha indicadores de desempenho para mensurar o processo e prosseguir no alcance das metas almejadas;
- invista em um sistema de gestão para centralizar as informações em um único lugar e facilitar o acesso;
- cumpra as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Como coletar dados dos seus clientes?
Além de formulários que você pode enviar para os consumidores da sua marca, há outras formas legais de coletar dados de clientes, como:
- oferecer conteúdos ricos e gratuitos, como um relatório de pesquisa ou um e-book;
- enviar pesquisas de satisfação para receber o feedback do cliente sobre os seus serviços ou produtos;
- utilizar o Google Analytics para avaliar a navegação do seu público nos canais digitais da sua empresa;
- criar enquetes nas redes sociais.
E então, já começou a fazer o banco de dados de clientes da sua empresa? Esperamos que você consiga iniciar esse processo para melhorar os resultados das suas equipes de atendimento, marketing e vendas.
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