Apesar de algumas pessoas acharem que investir em e-mail marketing não vale muito a pena, essa é uma ótima ferramenta para atrair mais clientes e aumentar as possibilidades de vendas no digital. Confira!
Você costuma receber algum e-mail marketing de outras empresas? Normalmente quando o conteúdo aborda assuntos relevantes para público da marca, esses e-mails passam a ser lidos com mais frequência, o que também pode aumentar o número de conversões de leads na internet e vendas da organização.
Por ser um contato mais direto do que o de outras mídias, visto que chega na caixa de entrada do e-mail das pessoas, é muito difícil não ser visto e é mais fácil de dialogar de forma próxima e amigável.
Para entender como utilizar o e-mail marketing a favor da sua empresa e, dessa forma, alcançar mais clientes, é só prosseguir na leitura desse artigo e conferir as principais dicas que reunimos para ajudar você. Siga conosco!
O que é e-mail marketing e por que utilizá-lo?
O e-mail, apesar de ter sido um dos primeiros recursos disponibilizados na internet, continua sendo utilizado como um meio de comunicação potente por empresas de diversos segmentos para promover serviços e produtos, além de gerar e manter relacionamento com clientes.
Dessa forma, o e-mail marketing é uma ferramenta, que faz parte das estratégias de marketing digital, extremamente útil para se aproximar dos seus clientes, atrair mais leads e convertê-los para aumentar a lucratividade e melhorar a imagem da sua marca.
De acordo com um estudo da eMarketer, o ROI gerado pelo e-mail marketing é de 133%, sendo 4 vezes maior que o retorno gerado pelas redes sociais, então vale não subestimar essa ferramenta e entender como utilizá-la da melhor forma para ampliar o seu público e vender mais.
Quais são os benefícios de investir em e-mail marketing para sua empresa?
Apesar de já saber o que é e quais são os objetivos do e-mail marketing, você ainda pode estar em dúvida se vale a pena utilizá-lo em sua organização. Então confira, a seguir, as principais vantagens de investir nessa ferramenta de marketing digital:
- ótimo custo-benefício;
- possibilidade de fazer testes A/B;
- formato flexível;
- alto retorno financeiro;
- canal próprio;
- comunicação personalizada;
- grande alcance;
- possibilidade de segmentação;
- coleta de dados relevantes;
- tráfego qualificado para páginas de venda;
- aproximação entre público e marca;
- análise com insights para os próximos conteúdos.
Como utilizar o e-mail marketing a seu favor?
Os benefícios que acabamos de citar podem ser garantidos pela sua empresa por meio de algumas boas práticas de e-mail marketing. Vamos falar sobre elas nos próximos tópicos. Confira como utilizar esse recurso da melhor forma possível para impulsionar os resultados da sua empresa e aproveite.
Saiba com quem você vai se comunicar
Por mais que a possibilidade de alcance seja grande, é importante conhecer quem é o público-alvo da sua empresa, definir as personas e segmentar os clientes de acordo com a sua jornada de compra, a fim de entender as dores, necessidades e preferências das pessoas com quem você vai se comunicar via e-mail.
Então é recomendável analisar o seu histórico de vendas, analisar os dados dos outros canais, entender os perfis dos consumidores da sua marca, analisar a concorrência, fazer pesquisas mais aprofundadas, coletar informações e identificar a linguagem, o tom de voz e as temáticas a serem utilizadas nos conteúdos a serem realizados.
Defina os objetivos e as metas a serem alcançados com esse recurso
Antes de começar a investir em e-mail marketing, se pergunte o porquê de fazer isso. Quais são as suas motivações e o que você deseja alcançar na sua empresa, que pode ser facilitado com o auxílio dessa ferramenta?
Ao conhecer de forma mais aprofundada as características dos seus clientes e estabelecer quais são os objetivos a serem conquistados com o uso do e-mail marketing, será mais fácil traçar os próximos passos, pensar nos conteúdos a serem elaborados e garantir mais acertos nos planejamentos da sua empresa.
Invista em conteúdos relevantes
Caso a sua organização já tenha uma ampla rede de contatos, mas não dê atenção aos conteúdos oferecidos nem mantenha um bom relacionamento com os seus clientes, há grandes chances de os e-mails disparados pararem na caixa de SPAM ou lixeira, perdendo a visibilidade e o alcance que poderiam obter.
Por isso, é de extrema necessidade investir em marketing de conteúdo, a fim de ser coerente com a identidade, os valores e objetivos da sua empresa, aumentando as oportunidades de atrair mais clientes e gerar vendas a longo prazo.
Conhecer bem o seu público também pode ajudar você a entender quais conteúdos são mais relevantes e devem ser trabalhados para conquistar mais pessoas a continuarem acompanhando os e-mails do seu negócio.
Explore os tipos de e-mails e os recursos do canal
Um e-mail é um canal extremamente flexível, o que permite que você aposte em diversos formatos para não tornar essa comunicação cansativa e testar o que gera resultados mais positivos com o público da sua marca. Veja, a seguir, alguns dos tipos de e-mail mais utilizados por organizações ao redor do mundo:
- boas-vindas (agradecer pelo cadastro ou pela compra do cliente);
- institucional (falar mais sobre a empresa e os serviços ou produtos, a fim de promover a marca);
- sazonal (divulgar momentos especiais, ofertas, promoções, aniversário da marca ou eventos, por exemplo);
- conteúdos gratuitos (enviar brindes, conteúdos exclusivos, cupons de desconto);
- newsletters (manter os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado).
Além de definir os tipos de e-mail a serem trabalhados a cada período, é importante utilizar CTAs (Call to Action) para aplicar as estratégias da sua empresa, na prática, utilizando gatilhos e frases no imperativo com o objetivo de levar os clientes a determinadas ações, como falar com a sua equipe ou comprar algum serviço, por exemplo.
Monitore o desempenho dos e-mails
Pensar de forma criativa, inovadora e estratégica faz parte do processo de elaborar e-mails marketing bem sucedidos. Então, além de determinar quais conteúdos podem ser realizados e quais recursos utilizar, é importante monitorar os resultados de cada um.
É possível utilizar o Google Analytics para conferir diversas informações, como número de acessos, cliques nos links, tempo de leitura, taxa de abertura, entre outros: essa é uma ótima forma de melhorar os próximos e-mails com base em dados e mais eficácia.
Já utilizou alguma dessas dicas em sua empresa? Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a utilizar o e-mail marketing e atrair mais clientes de forma simples e competente.
Conheça as principais técnicas de persuasão e descubra como usá-las em seu negócio.